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quarta-feira, 31 de março de 2010

Como fazer Trabalhos Acadêmicos

1. Primeiro, é preciso ter em mente os motivos para a existência daquele trabalho. Como assim? Pois bem, se um professor solicita um trabalho de pesquisa sobre períodos literários, por exemplo, ele deve ter uma razão para isso que não seja só avaliar os alunos. Então, que tal perguntar ao professor "o que estamos procurando nesta pesquisa"? O (bom) professor terá uma motivação plausível como, por exemplo: "estamos procurando entender o momento histórico do Realismo no Brasil, para que vocês compreendam melhor o que levou os escritores a escreverem daquele jeito, naquele momento".


2. Que tipo de trabalho está sendo pedido? É um artigo? É uma resenha? É um resumo? É uma monografia? É importantíssimo ter a clareza do TIPO de trabalho que o professor pede, porque isso norteará a construção do trabalho, ajudando a se saber onde e como procurar. Como assim? Pois bem, um artigo é um texto muito diferente de uma resenha, por exemplo. Se eu não sei o que é uma resenha, não adianta o professor me mandar fazer isso e eu ficar desesperada! Eu tenho, primeiro, que pesquisar O QUE é uma resenha e COMO devo construí-la.

3. Como começar?  é preciso começar pela organização do texto. Isso significa que, sabendo que tipo de texto é pedido e quais as razões para isso, saberemos DE QUE JEITO esse texto deve ser construído. Quero dizer: tem capa? O que precisa aparecer na capa? Quais as partes "formais" que aparecem no trabalho? O que deve aparecer em cada uma delas? Por que é assim?

4. E como escrever?  ORGANIZAR as ideias também é básico! Algumas pessoas têm uma ideia e simplesmente saem escrevendo, porque têm facilidade para isso. Já outras têm muito receio de escrever, por isso se travam, não sabem o que dizer nem como. Pois bem: organização! Em outras palavras, é preciso estruturar a "vida" do texto, partindo de elementos como:

a) O que eu já sei sobre o tema proposto?

b) O que eu não entendi e preciso pesquisar?

c) Quanto tempo eu tenho?

d) Qual a importância que esse tema tem ou pode vir a ter para minha vida profissional?

5. Diferenciar os elementos constituintes do texto! Como assim? Bom, uma "citação" é absolutamente diferentes de uma "referência bibliográfica". Eu preciso saber disso antes de começar a escrever, porque precisarei desses dois elementos no meu texto, cada um em seu devido lugar, cada um escrito e apresentado de um determinado modo.

6. Finalmente: não comprar trabalhos prontos!!!! Por que não???

a) Porque isso é atestar uma incapacidade que não é verdadeira. Se eu preciso pagar para uma pessoa fazer meu trabalho por mim é porque eu acredito que sou um incapaz, ou sou burro demais, ou preguiçoso demais, ou ruim demais para fazê-lo por mim mesmo. Baixíssima autoestima... E totalmente irreal! Se meu professor me solicitou determinado trabalho é porque acredita que eu e todos os colegas temos plenas capacidades de fazê-lo. Não é preciso pagar para ninguém fazer, porque eu mesmo tenho o conhecimento (ou as condições de adquiri-lo) dentro de mim. Afinal, estou ou não estou estudando? Se estou, alguma coisa (mesmo que mínima) eu já aprendi...

b) Porque isso é crime.

c) Porque isso pode nos prejudicar na instituição em que estudamos!

d) Porque o trabalho também é uma oportunidade de muitos aprendizados. E para que estamos nesta vida senão para aprender cada vez mais e coisas novas?

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